Explicar a Fibromialgia
Permita que lhe apresente a Fibromialgia
Médicos e outros profissionais de saúde
Os doentes com Fibromialgia colocam dificuldades muito sérias aos profissionais de saúde! Não apenas porque não é fácil estabelecer o diagnóstico com segurança, mas também porque não existem terapêuticas universalmente eficazes. Estas dificuldades são geralmente agravadas por uma postura que torna o relacionamento tenso e a empatia difícil.
Como profissionais de saúde não podemos, contudo, deixar que estas dificuldades nos impeçam de reconhecer e respeitar o sofrimento e de realizar tudo o que de bem podemos fazer pela pessoa.
É forçoso compreender que esses aspetos psicológicos fazem parte da doença e que constituem, não tenho dúvida, uma fonte de sofrimento maior para a própria pessoa do que para si e para mim. Não é culpa dela, porque ninguém se fez! Somos todos produtos dos nossos genes e da nossa história de vida.
Isto não quer dizer que a pessoa não seja responsável pelos seus gestos e atitudes, ou que nada possa ou deva fazer para mudar.
Sim, ela precisa de mudar! Mas, para isso, é necessário que, primeiro, se compreenda o suficiente para reconhecer essa necessidade, que junte forças para a mudança e que, nesse caminho difícil, conte com o apoio e empatia daqueles que são significativos para ela.
Médicos e outros Profissionais de Saúde têm aqui um papel decisivo!
Não podemos ignorar ou descartar uma doença reconhecida pela OMS desde 2010.
Em MyFibromyalgia® reunimos competências profissionais e recursos que podem ser decisivas para o apoiar, como profissional de saúde, na missão de dar de volta ao seu doente uma vida que mereça ser vivida, uma vida feliz! Propomo-nos partilhar consigo essa tarefa difícil!
Contamos Consigo! Conte connosco!
Contacte-nos
José António Pereira da Silva, MD, PhD
Médico e Professor Catedrático de Reumatologia
Dir. Científico do Instituto de Fibromialgia