Instituto de Fibromialgia

Somos o Instituto de Fibromialgia.

Um projeto que visa ajudar as pessoas com fibromialgia a diminuir o seu sofrimento, vencer a doença e retomar a sua vida de volta.

Visa ainda obter maior respeito e reconhecimento para esta doença, por parte dos médicos, das famílias e da comunidade em geral.

O nosso modelo de intervenção terapêutica é original, da autoria do Prof. Pereira da Silva, nosso diretor científico (página FMUC). Baseia-se na evidência científica atual, incluindo a sua própria investigação, mas também no conhecimento que amadureceu ao longo de mais de 20 anos de contacto clínico estreito com muitas centenas de pessoas com fibromialgia.

Os resultados muito positivos que vem obtendo com muitos dos seus doentes impuseram-lhe o dever ético de servir mais pessoas. Foram também esses resultados que lhe permitiram recrutar uma equipa vasta de Médicos e Psicólogos que se revêm na estratégia terapêutica proposta e que receberam formação aprofundada sobre Fibromialgia e sobre as melhores abordagens técnicas para esta condição.

Move-nos o facto de que conhecemos de perto o sofrimento imposto pela fibromialgia, nas diversas facetas da vida. Que sabemos o quanto dói aos doentes que esse sofrimento seja tantas vezes desvalorizado ou posto em dúvida. Incita-nos a convicção de que podemos (e logo, devemos!) fazer uma diferença significativa na vida destas pessoas. Motiva-nos também a visão de que poderemos, em colaboração com os doentes, constituir a maior e mais produtiva fonte de investigação clínica em fibromialgia a uma escala global.

Juntos, podemos fazer muita diferença!

Saiba mais sobre o Professor Pereira da Silva

A equipa da MyFibromyalgia®

Os Psicólogos que integram a equipa de MyFibromyalgia® têm uma formação diversificada, capaz de responder às variadas necessidades dos portadores de fibromialgia: dinâmica familiar, psicologia sistémica, gestão do stress, psicologia positiva, psicoterapias de terceira geração (mindfulness, aceitação), dificuldades sexuais, gestão de conflitos, autocuidado, etc.

A nossa equipa inclui psicólogos com doutoramento e outros que estão a doutorar-se investigando em fibromialgia.

Entre os Médicos, contamos com Reumatologistas, especialmente bem posicionados para fazer o diagnóstico e excluir coisas que podem simular ou encobrir a fibromialgia e, Psiquiatras, especialmente competentes na gestão de medicação psicotrópica e sua adequação às necessidades únicas de cada pessoa.

 

Contamos ainda com uma enfermeira que coloca a sua formação profissional ao serviço do nosso projeto ao assumir o papel de provedora do doente, permanentemente focada nas necessidades e na comunicação com os membros do Clube MyFibro®: todos os que quiserem aderir!

Ao seu dispor está também uma equipa de atendimento ao cliente para ajudar em todos os aspetos da sua experiência no Instituto de Fibromialgia. Esta equipa estará disponível para apoiar com dificuldades técnicas, facilitar a sua navegação, receber o seu feedback imediato, resolver problemas técnicos ou administrativos que possa encontrar, etc.

Todos receberam formação específica sobre fibromialgia quando aderiram ao nosso projeto. Todos têm uma consciência viva daquilo que os doentes com fibromialgia sofrem e da falta de suporte e compreensão que geralmente encontram no sistema de saúde. Essa consciência impõe-nos um dever de empatia, compreensão e apoio proativo e comprometido.

A nossa missão reside em ajudar as pessoas com fibromialgia a recuperar uma vida que merece ser vivida!

Assumimos um compromisso inegociável: que MyFibromyalgia® responda efetivamente às necessidades dos doentes com fibromialgia, capacitando-os para superar a doença, devolvendo-lhes esperança e qualidade de vida. A isso daremos o melhor dos nossos conhecimentos e dos nossos esforços. Vamos desempenhar a nossa missão com cada doente nosso, procurando ser merecedores da sua confiança a cada passo, evoluindo consigo para fazer melhor por si e por todos. A Integridade, a Excelência (humana e científica) e o Serviço ao Doente são os Valores que norteiam toda a atividade de MyFibromyalgia®.

A sua equipa MyFibromyalgia®
Estamos cá consigo e para si!
Contamos consigo. Conte connosco!

A nossa equipa

Prof. Dr. José António Pereira da Silva

Diretor Científico
Cédula nº26559 (OM)

Dr. Miguel Pereira Leite

Chief Psychologist
Cédula nº1729 (OP)

Ana Filipa Henriques

Chief Operating Officer & Patient Champion
Cédula nº72831 (OE)

A Felicidade é o remédio natural da Fibromialgia!

MyFibromyalgia