Testemunhos
Durante muitos anos a fibromialgia substituiu a minha vida por uma tortura constante de dores, exaustão, falta de sono, perturbações de memória e ansiedade.
Iniciei o Programa MyFibromyalgia há apenas 2 meses e sinto que renasci, que recebi a minha vida de volta! As dores são já toleráveis, recuperei as minhas forças e noites de descanso de que já não me lembrava.
O remédio estava, afinal, dentro de mim! Hoje tenho a certeza de que vencerei esta doença!
Apresento a minha profunda gratidão à equipa de MyFibromyalgia, com quem estou a realizar este “milagre”!
Desde o momento em que me inscrevi no programa MyFibromyalgia, senti que estava no caminho certo para uma mudança positiva. Achei-o extremamente ajustado ao que sinto e adequado às minhas necessidades. (…) Um aspeto que verdadeiramente diferenciou o programa foi a mentoria da psicóloga. No geral, a minha experiência com o programa MyFibromyalgia tem sido única e muito personalizada.
Agora que conclui o Plano Terapêutico Pessoal, em 4 meses, sinto que melhorei cerca de 80%, não apenas nos sintomas físicos que me têm atormentado, mas também em muito outros aspetos da minha vida em geral.
Se está a lutar contra a fibromialgia, sinto-me muito confiante em recomendar-lhe o programa MyFibromyalgia. Desejo que lhe faça tanto bem como me fez a mim.
O testemunho da Sandra Silva
Tenho 47 anos e no meu caso a Fibromialgia é uma luta de há 19 anos, iniciei sintomas em 2007 e tive diagnóstico em 2010. Em mim a doença tem-se caraterizado por dor difusa por todo o corpo com maior incidência na coluna, bacia e cabeça, sinto fadiga física e mental , colon irritável, ansiedade e depressão. Estas duas últimas considero que são resultado da fibromialgia pois não é fácil viver com uma doença incapacitante todos os dias. Ao longo destes anos fui conhecendo melhor a doença, procurei ajuda médica, experienciei diversas medicações que em muitas situações se demonstraram ineficazes e me limitavam intelectualmente.
Neste meu processo de busca surge o Plano Terapêutico do MyFibromyalgia, em que me revejo no sentido de achar que procurar ter momentos felizes e cuidar da minha saúde mental é a melhor forma de viver com a fibromialgia.
Considero que o Plano Terapêutico está bem estruturado, bem escrito, com vídeos muito bons e conteúdos muito interessantes. Destaco o Sr. Professor Pereira da Silva pela sua sensibilidade e empatia pelos doentes com fibromialgia. Fez-me sentir compreendida e acompanhada neste processo complexo que é viver com fibromialgia.
A Dra. Rita Raínho teve também um papel importante, fez-me refletir, fez-me sentir validada nas minhas decisões e mudanças que fiz na minha vida.
Para mim a fibromialgia é uma doença crónica que não tem cura e pela minha experiência não tenho a pretensão que vá desaparecer, mas aprendi com plano terapêutico que é possível viver melhor. E foi isso que aconteceu comigo, hoje vivo melhor com a fibromialgia. Continuo a sentir dores , fadiga, limitações e incapacidade, continua a ser muiti difícil, mas hoje conheço melhor os meus limites, tento respeitá-los e luto para que os outros os respeitem.
Infelizmente esta tarefa não é fácil, a sociedade ainda não conhece a doença, não respeita o doente com fibromialgia e por regra faz um julgamento errado. E é neste ponto que acho que há muito trabalho a fazer. Penso que a plataforma MyFibromyalgia pode ajudar os doentes a lutar por direitos essenciais como serem acompanhados por médicos reumatologistas com sensibilidade pela doença, psicoterapia, fisioterapia entre outras terapias. Em termos práticos não há acompanhamento adequado, não há apoio, não há reconhecimento muitas vezes da própria classe médica, o que me parece incompreensível uma vez que se trata de uma doença crónica e incapacitante reconhecida pela OMS e pela DGS.
Fiquei satisfeita e mais feliz por fazer o curso da plataforma MyFibromyalgia. Estou interessada em fazer o último passo que irei solicitar em breve.
Ana Rita Matos
41 anos | Enfermeira | Coimbra
O Dr. não tem a doença, mas foi a primeira vez que alguém falou sobre o que sinto, sobre o que penso, o que faço mal… O Dr. parecia estar dentro de mim!
OBRIGADA, acho que o Dr. não chega a alcançar o impacto das suas palavras para mudar a nossa vida…
Estou muito grata ao Dr. José Pereira da Silva por me ter indicado as ferramentas para ter melhor qualidade de vida!! É um trabalho diário, mudarmos a nossa visão da vida, renasci e posso afirmar que estou 80% melhor!!
O testemunho da Tânia Santos
A MyFibromyalgia® é, quanto a mim, uma ferramenta extremamente útil para nos fazer refletir sobre o verdadeiro sentido da vida, para que consigamos ascender à nossa transformação pessoal, pois será ela que nos vai levar ao caminho da nossa felicidade, que é o mais importante para “combater” a fibromialgia.
Ao longo deste tratamento, ainda muito no início no meu caso, julgo já poder afirmar que através de MyFibromyalgia® é possível retirar grandes ferramentas para “lutar” contra a doença. À priori, uma luta desigual, mas que com esforço, empenho e dedicação vai ser possível vencer. Através da plataforma, conseguimos fazer uma introspeção sobre nós próprios, dedicarmos tempo a conhecer o nosso “eu”, tantas vezes “adormecido”, perceber o que ele precisa para “viver e não sobreviver” numa vida tão fugaz, que quando damos por ela já passou. É ir à procura do que é necessário para nos valorizarmos enquanto pessoas individuais e não vivermos tanto em função dos outros, do que pensam ou precisam. No fundo, é aprender a dedicar tempo aos outros, não deixando de cuidar de nós mesmos. É ter conta, peso e medida nas relações que estabelecemos com os outros e com o nosso eu.
Se é fácil? Não…não é nada fácil…e falo por experiência própria…é difícil pensar que estamos a deixar de ser cuidadores, tal como tanto gostamos de ser. E por isso nos vemos confrontados várias vezes com a questão se será possível esta transformação? Mas SIM, vai ser possível…temos que acreditar que sim…EU quero acreditar que SIM!!! Temos que falar para nós mesmos que não deixamos de ser boas pessoas por querermos cuidar de nós próprios. Isto é imprescindível para o nosso equilíbrio emocional, porque se não estivermos bem, se não nos sentirmos bem connosco mesmos, também não vamos conseguimos cuidar bem dos outros. Não podemos continuar a tomar decisões que não nos fazem felizes, só porque fazem os outros felizes. Temos que encontrar esse equilíbrio na nossa vida .
Posso também afirmar que o perfecionismo que me caracteriza, o autodomínio do stress, da ansiedade, de deixar de ser tão exigente, rigorosa comigo mesma e intolerante com as minhas falhas, é para mim dos maiores desafios deste tratamento e aqui sim, o caminho vai ser árduo. Mas em MyFibromyalgia® sei que disponho de ferramentas que me vão ajudar neste caminho, que será longo, e estou consciente disto, mas que no final vai valer muito a pena. Se ainda tenho dores, sim tenho, todos os dias…dores que aos olhos dos outros não são percetíveis e por isso incompreendidas, muitas das vezes. O acordar para mim continua a ser o mais difícil …há anos que eu não sei o que é viver um dia sem dores, uns dias mais suportáveis, outros menos.
Mas há algo que eu já percebi, e com a ajuda do Doutor Pereira da Silva, já interiorizei…quanto mais stressada e nervosa eu estiver pior serão as minhas dores, com toda a certeza. Por isso, é necessário criar defesas e estratégias para controlar o “maldito ditador” , por forma a que as dores sejam mais suportáveis…suportáveis de tal forma que, para quem já está habituada a dores tão fortes, estas passem quase como despercebidas.
Depois de muitos anos a sofrer e a procurar médicos, sem saber o que tinha, foi-me diagnosticada Fibromialgia pelo Prof. Pereira da Silva.
As explicações e conselhos que me deu tiveram um enorme impacto na minha vida e fazem cada vez mais sentido!
Não posso dizer que estou curada. As dores ainda aparecem e variam ao longo do tempo, como sempre, de acordo com o meu esforço físico e stress. Contudo, não lhes daria mais do que 1 numa escala de 10. Antes andavam sempre acima de 7!
A Fibromialgia é uma doença crónica, mas podemos diminuir o seu impacto, e isso depende muito da forma como perspetivamos as coisas. (…) Uma vez que aceitei a aderir à terapêutica proposta em MyFibromyalgia®, ela começou a fazer sentido na minha cabeça. Posso dizer que, atualmente, embora tenha dias menos bons, consigo conviver e lidar com este problema muito melhor e passei a encarar a vida com outra leveza.
O Professor Pereira da Silva tem sido determinante nesta melhoria, através da transformação pessoal e construção de Felicidade.
Bem-haja Senhor Professor!
Anísio Saraiva
49 anos | CEO / Vidago Valley – Eco-Holistic Project | Chaves