Estratégia terapêutica

O processo da doença e o método terapêutico

O stress, as pequenas “irritações” do dia-a-dia, têm uma enorme importância na evolução da fibromialgia. Todos os doentes reconhecem que as dores e o cansaço aumentam sobremaneira quando andam mais nervosos, tristes ou preocupados. Pelo contrário, a serenidade e a alegria aliviam os sintomas, podendo mesmo resolvê-los completamente.

Todos os medicamentos que têm benefícios na fibromialgia melhoram o humor.

A origem exata da Fibromialgia é desconhecida.

Contudo, existe uma forte concordância entre a investigação científica e os doentes em notar que o stress, a ansiedade, as frustrações diárias, agravam seriamente os sintomas.
Todos os doentes reconhecem, pelo menos quando alertados para isso, que quando andam mais tensos, preocupados ou tristes as dores e o cansaço se acentuam. Todas as situações stressantes agudas – uma discussão, por exemplo – são tipicamente seguidas de agravamento das dores, algumas horas mais tarde. Todos reconhecem também que, pelo contrário, períodos de bem-estar emocional, alegria ou simples distração se acompanham de melhoria dos sintomas. Suportam, por exemplo, quantidades muito maiores de esforço físico quando estão felizes ou distraídos do que quando andam contrariados.

Aqui reside o círculo vicioso que mantém a fibromialgia: sempre que estamos nervosos ou stressados, os nossos músculos contraem-se (como os de um gato que se assusta, por exemplo). Os músculos que permanecem contraídos acabam por se cansar (justificando o cansaço) e os músculos cansados doem (justificando as dores). As dores e o cansaço acentuam o stress, naturalmente. Assim se constitui um círculo vicioso de que você acaba saindo consumida(o) por dores, a menos que compreenda o que se passa consigo e trate de interromper este processo.

O círculo vicioso da fibromialgia

Este modelo explica tudo o que se conhece sobre Fibromialgia: das dores e cansaço, às perturbações do sono e da memória, à eficácia (ainda que modesta) de antidepressivos e tranquilizantes. Para compreender isso melhor veja o nosso Programa MyFibromyalgia. Este modelo permite também compreender que não será possível melhorar as dores, o cansaço e todos os outros sintomas da Fibromialgia sem controlar o stress que alimenta o círculo vicioso!

É aqui, e no extraordinário sucesso que temos tido com muitos portadores de fibromialgia, que se alicerça a nossa profunda convicção no lema que adotámos como estratégia:

Construir Felicidade.
Vencer a Fibromialgia!

Estretégia terapêutica - O Ciclo Vicioso

Construir Felicidade.
Vencer a Fibromialgia!

Nenhum medicamento é mais eficaz do que as emoções positivas no controlo da fibromialgia!
Os nossos doentes estimam geralmente que todos os seus sintomas melhorariam mais de 80% se conseguissem andar sempre tranquilos. Muitos sentem-se virtualmente “curados” (ver testemunhos abaixo). Nenhum medicamento pode prometer nada que se pareça com isso! Podem representar uma ajuda relevante para alguns doentes, mas raramente oferecem um alívio importante e duradouro. De tudo o que fica dito retiramos a nossa certeza de que a melhor estratégia para controlar (e talvez vencer!) a fibromialgia consiste em controlar o stress, reduzir a ansiedade e as preocupações, promover o bem-estar físico e emocional, cultivar a serenidade, em suma: Construir Felicidade! Este constitui o principal pilar da estratégia que propomos, em paralelo com exercício físico e, quando adequado, medicação ajustada às características de cada pessoa.

A Felicidade é o remédio natural da Fibromialgia!
Toda a nossa estratégia assenta nesta convicção. Tudo o que oferecemos visa ajudar o doente a diminuir o stress e a melhorar o seu equilíbrio emocional, porque só assim conseguirá uma melhoria verdadeiramente profunda da sua doença e da sua vida! Sabemos que não é fácil construir Felicidade, especialmente quando se tem dores e ansiedade, mas é possível! Os nossos sucessos comprovam-no!

Por sabermos que não é fácil é que juntámos toda uma equipa de profissionais empenhados e empáticos, com competências variadas, incluindo a gestão da medicação mais apropriada e a psicoterapia. Uma equipa capaz de dar a ajuda que cada pessoa precisa para operar a transformação necessária para vencer a fibromialgia e trazer a sua vida de volta. Nada se consegue sem o empenho da própria pessoa, mas podemos dar uma ajuda decisiva! Dê-nos o benefício da dúvida! Leia o que temos para lhe dizer, aprecie os testemunhos e inicie o Programa MyFibromyalgia.

Estamos certos de que merecemos a sua confiança e estamos ansiosos por ajudar.

A sua equipa MyFibromyalgia®
Estamos cá por si e consigo!
Conte connosco!

Porquê MyFibromyalgia®?

Testemunhos pessoais

Depois de muitos anos a sofrer e a procurar médicos, sem saber o que tinha, foi-me diagnosticada Fibromialgia pelo Prof. Pereira da Silva.
As explicações e conselhos que me deu tiveram um enorme impacto na minha vida e fazem cada vez mais sentido!
Não posso dizer que estou curada. As dores ainda aparecem e variam ao longo do tempo, como sempre, de acordo com o meu esforço físico e stress. Contudo, não lhes daria mais do que 1 numa escala de 10. Antes andavam sempre acima de 7!

Paula Cardoso

59 anos | Assessora de Gabinete na Assembleia Municipal de Lisboa | Lisboa

A Fibromialgia é uma doença crónica, mas podemos diminuir o seu impacto, e isso depende muito da forma como perspetivamos as coisas. (...) Uma vez que aceitei aderir à terapêutica proposta em MyFibromyalgia®, ela começou a fazer sentido na minha cabeça. Posso dizer que, atualmente, embora tenha dias menos bons, consigo conviver e lidar com este problema muito melhor e passei a encarar a vida com outra leveza.
O Professor Pereira da Silva tem sido determinante nesta melhoria, através da transformação pessoal e construção de Felicidade.
Bem-haja Senhor Professor!

Susana Cabete

49 anos | Professora | Figueira da Foz

Por onde começar?

Sugerimos que comece por marcar uma consulta com o Professor Pereira da Silva e depois o Programa MyFibromyalgia!
É, de facto, essencial que conheça e compreenda a doença, e a forma como ela se relaciona com a pessoa que você é.

Ninguém resolve problemas que não compreende!

É decisivo que verifique que existem, dentro de si, todos os recursos de que precisa para vencer esta doença terrível.

Feito este programa, estará em muito melhores condições para escolher, sucessivamente, o melhor que MyFibromyalgia® tem para lhe oferecer! Juntos podemos vencer a fibromialgia.

Cuide si! Nós ajudamos.

MyFibromyalgia