Explicar a Fibromialgia

Home 9 Responsabilidade Social 9 Explicar a Fibromialgia – Empregadores e colegas de trabalho

Permita que lhe apresente a Fibromialgia

Empregadores e colegas de trabalho

Os doentes com Fibromialgia colocam dificuldades muito sérias aos empregadores e colegas de trabalho! Não apenas porque nada parece provar a doença, mas também porque se trata, com frequência, de pessoas com trato difícil em torno das quais se tendem a acumular desentendimentos e até conflitos.

Reconhecemos essas dificuldades. Contudo, acreditamos que uma reflexão justa sobre a real natureza destas pessoas destacará qualidades que são em si muito positivas (como empenho e exigência), mas que, presentes em excesso, causam os conflitos… e também os sintomas da doença! Nada deverá, contudo, permitir-nos duvidar de que o sofrimento na Fibromialgia é real! Há prova científica disso!

É forçoso compreender que esses aspetos psicológicos fazem parte da doença e que constituem, não tenho dúvida, uma fonte de sofrimento maior para a própria pessoa do que para si. Não é culpa dela, porque ninguém se fez! Somos todos produtos dos nossos genes e da nossa história de vida.

Isto não quer dizer que pessoa não seja responsável pelos seus gestos e atitudes, ou que nada possa ou deva fazer para mudar! Mas, para isso, é necessário que primeiro se compreenda o suficiente para reconhecer essa necessidade, que junte forças para a mudança e que, nesse caminho difícil, conte com o apoio e empatia daqueles que são significativos para ela. O espaço laboral tem aqui um papel decisivo!

Em MyFibromyalgia® reunimos competências profissionais e recursos que podem ser decisivas para apoiar os empregadores e colegas de trabalho na compreensão desta doença, no apoio solidário a estes colegas e na recuperação do contributo que estas pessoas ativas e empenhadas podem dar!

Propomo-nos partilhar consigo essa tarefa difícil!

Contamos Consigo! Conte connosco!
Contacte-nos

José António Pereira da Silva, MD, PhD
Médico e Professor Catedrático de Reumatologia
Dir. Científico do Instituto de Fibromialgia

Para saber mais sobre a fibromialgia

Apresentar a Fibromialgia a familiares e amigos

A relevância da família no controlo da Fibromialgia.

Ver mais

Webinares sobre família e outros

Organizados por MyFibromyalgia® e ajustados às necessidades das famílias e amigos dos doentes.

Ver mais

MyFibromyalgia