Explicar a Fibromialgia

Home 9 Responsabilidade Social 9 Explicar a Fibromialgia – Serviços Sociais

Permita que lhe apresente a Fibromialgia

Serviços Sociais

Os doentes com Fibromialgia colocam dificuldades muito sérias aos profissionais que trabalham nos Serviços Sociais! Não apenas porque não é fácil estabelecer o diagnóstico com segurança, mas também porque não há maneira de o provar de forma objetiva nem, muito menos, de averiguar o grau de incapacidade que efetivamente justifica.

Como profissionais de saúde e de serviços sociais não podemos, contudo, transformar essas dificuldades em certezas de que pessoas não têm nada, nem merecem apoio social. Essa pode ser uma fórmula simples, mas não deverá deixar-nos de consciência tranquila perante a irrefutável evidência científica de que o sofrimento na Fibromialgia é real!

Reconheço, a título pessoal, as dificuldades técnicas que este problema coloca. Acredito mesmo que a determinação do grau de incapacidade na Fibromialgia e em outras doenças “invisíveis” (depressão, psicoses, etc.) deveria depender mais de averiguação do foro da avaliação social (testemunhos, por exemplo) do que de prova médica, já que esta não existe. Estou pronto a juntar-me a um movimento nesse sentido.

Até que tal suceda faço um apelo a que assumamos, também aqui, que o nosso doente diz a verdade até prova em contrário! Tenho sido testemunha desse facto, e da injustiça tremenda da suposição oposta, centenas de vezes enquanto médico clínico. Sei que nenhum profissional de saúde quer ter essa injustiça na sua consciência, por muito difícil que seja o trabalho pericial que lhe é pedido.

“(…) Assumamos, também aqui, que o nosso doente diz a verdade até prova em contrário! Tenho sido testemunha (…) da injustiça tremenda da suposição oposta, centenas de vezes enquanto médico clínico.”

Em MyFibromyalgia® reunimos competências profissionais e recursos que podem ser decisivos para apoiar os serviços sociais na compreensão desta doença, na averiguação da sua veracidade e no esforço de administrar com justiça os recursos de todos.

Propomo-nos partilhar consigo essa tarefa difícil!

Contamos Consigo! Conte connosco!
Contacte-nos

José António Pereira da Silva, MD, PhD
Médico e Professor Catedrático de Reumatologia
Dir. Científico do Instituto de Fibromialgia

MyFibromyalgia