O que é a Fibromialgia?

Sintomas da Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença caracterizada essencialmente por dores crónicas generalizadas (musculares e articulares) e cansaço, por vezes intensos. Estes sintomas cardinais são frequentemente acompanhados por sono não reparador, dores abdominais, perturbações da concentração e da memória, tendência para a depressão e ansiedade. Os exames são todos normais. Muitos doentes sofrem durante anos e correm muitos médicos antes de ser atingido o diagnóstico.

A fibromialgia pode ter crises incapacitantes e não tem tratamento químico eficaz, nem cura definitiva. Afeta cerca de 4% das mulheres adultas e 1% dos homens.

Saiba mais, abaixo, sobre a probabilidade de estar a sofrer com esta doença.

Origem da doença

A origem da doença é, no essencial, desconhecida. Sabe-se que existe um distúrbio na modulação da dor pelo sistema nervoso central. Esta perturbação torna estas pessoas hipersensíveis a estímulos potencialmente dolorosos. Pensa-se que vários fatores genéticos podem contribuir.

Apoiados em muita evidência científica e experiência clínica, em MyFibromyalgia® acreditamos que a maneira de ser e de sentir, isto é, a personalidade de cada pessoa tem também um papel decisivo no aparecimento e no percurso da Fibromialgia.

Escala de Sintomas de Fibromialgia

Fibromyalgia Symptom Scale (FSS)

 

Este teste foi desenvolvido por investigadores norte-americanos como forma de rastreio da Fibromialgia. Foi desenhado para permitir que pessoas como você possam avaliar a probabilidade de terem a doença através dos seus sintomas. O diagnóstico final ou a sua exclusão exigem que seja avaliada(o) por um médico competente na matéria. Consoante os resultados do teste será aconselhada(o) quanto a justificar-se ou não visitar o seu médico por esse motivo. Caso se justifique, poderá levar consigo uma carta explicativa, que lhe ofereceremos.

Consultas

No Instituto de Fibromialgia pode solicitar consultas de várias especialidades para apoio personalizado. A especialidade de reumatologia será a mais adequada para confirmar ou excluir o diagnóstico de fibromialgia.

Os nossos doentes estimam geralmente que todos os seus sintomas melhorariam mais de 80% se conseguissem andar sempre tranquilos.

MyFibromyalgia