Professor José António Pereira da Silva
Fundador e Diretor do Instituto de Fibromialgia, Professor catedrático de Reumatologia na Universidade Coimbra (página UC).
Mais de 20 anos de experiência clínica com pessoas que sofrem de fibromialgia
Diretor Científico do Programa MyFibromyalgia
Contributo em artigos internacionais de investigação em fibromialgia (publicações)
O Professor Pereira da Silva formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1982 e concluiu o seu Doutoramento em Medicina/Reumatologia pela Universidade de Londres em 1993, com uma tese sobre a influência das hormonas sexuais na degradação de cartilagem em processos inflamatórios. Atualmente, é Professor Catedrático de Reumatologia e Diretor de Serviço na Unidade Local de Saúde de Coimbra (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).
Entre 2006 e 2010, presidiu ao European Board of Rheumatology e foi Chairman do Standing Committee for Education and Training da EULAR de 2001 a 2005. Promoveu e dirigiu a criação do EULAR Online Course on the Rheumatic Diseases e é membro honorário de diversas sociedades de Reumatologia. Foi chamado a contribuir em diversas recomendações terapêuticas a nível nacional e europeu. De entre as suas áreas de investigação destacam-se estudo e propostas sobre a inclusão da perspetiva do doente no tratamento de doenças reumáticas. Artrite Reumatoide, Lúpus, Osteoporose e Fibromialgia, estão entre as doenças que tem investigado mais ativamente (ORCID).
Confrontado com a existência de numerosos doentes esmagados pela dor, fadiga e angústia, frustrados pela ineficácia da medicação e sem esperança de futuro melhor, entendeu que era um imperativo ético partilhar o modelo de tratamento que praticava e com o qual muitos doentes se sentiam “renascer”.
Este modelo de intervenção terapêutica é original. Baseia-se na evidência científica atual, incluindo na própria investigação, mas também na compreensão da pessoa com fibromialgia que amadureceu ao longo da sua carreira de clínico.
Move-o o conhecimento que tem do sofrimento imposto por esta doença e a recusa pela forma como é tantas vezes desvalorizado ou posto em dúvida.
O Professor Pereira da Silva acredita que o Instituto de Fibromialgia pode (e logo, deve!) fazer uma diferença significativa na vida destas pessoas e que é possível, em colaboração com os doentes, constituir a maior e mais produtiva fonte de investigação clínica em fibromialgia a uma escala global.
Juntos, podemos fazer muita diferença!